top of page
Buscar
  • Foto do escritoriDealize Júnior

Como aproveitar o espaço da sua varanda?

Varandas, sacadas ou terraços. Seja qual for o termo usado, elas vêm se tornando cada vez mais valorizadas por seus proprietários – uma área que pode ser muito útil, convidativa e multifuncional. Transmitindo um maior contato com a natureza e o ambiente externo, esse espaço proporciona um ambiente de descontração para os moradores e suas visitas, podendo se tornar o coração social da casa.


Elas são, muitas vezes, consideradas apenas como uma extensão da sala de estar, mas as varandas podem trazer maior representatividade se forem decoradas com a personalidade de um novo espaço. Basta saber a necessidade do morador, se esse prefere uma área de lazer, aconchego, relaxamento, descanso, entretenimento ou integração. Num contexto mais moderno de arquitetura, esse espaço possibilita diferentes formas de ocupação: sala de estar ou de jantar, escritório, salão de jogos e até cozinha. Você pode utilizar os mesmos acabamentos da sala ou optar por outros parecidos para valorizar o visual unificado.


Confira abaixo dicas e inspirações para um novo layout da sua varanda:

- Varanda como sala de jantar/estar: aproveitando as suas dimensões, é possível transformar o espaço em uma extensão da sala, sendo assim, não faltarão detalhes para surpreender e servir as visitas.




- Varanda como cozinha: aqui a ideia é criar uma segunda área para preparar pratos e receber convidados.
















- Canto para relaxamento: varandas são locais perfeitos para ficar em silêncio e aproveitar a tranquilidade. O importante é reservar um lugar para relaxar durante o tempo em que o espaço for utilizado.












- Com um jardim vertical: incluir muito verde para trazer a atmosfera de um refúgio, tornando o lugar mais aconchegando com as diferentes espécies de plantas, que devem ser adequadas para a quantidade de Sol que recebem.














É importante lembrar que o código de zoneamento de algumas cidades permite que, até certo limite, esses espaços não sejam considerados como área útil dos edifícios. Entretanto, antes de qualquer mudança, é necessário saber se a estrutura comporta as modificações ou se existem impedimentos legais e do condomínio. O projeto deve levar em conta todas essas questões e ainda ser acompanhado por um profissional arquiteto.


Autoras: Bianca Fernandes e Mariah Oliveira.

29 visualizações
bottom of page