top of page
Buscar
  • Foto do escritoriDealize Júnior

Importância da luz natural na arquitetura

"Em casa que não entra sol, entra médico". Você conhece esse ditado popular? Ele lembra sobre importância que luz natural tem para a vida das pessoas. Não só pela salubridade que ela proporciona aos ambientes, mas também pelo bem-estar e aumento de produtividade.


Um ambiente com boa iluminação natural, proporciona conforto, saúde e economia de energia, pois além de reduzir o uso da luz artificial, também reduz o calor gerado por elas, assim diminuindo também o uso de ar-condicionado.





É tarefa dos arquitetos e designers projetar aproveitando as condições naturais para proporcionar conforto ao ambiente. Espaços com grandes dimensões dificultam o alcance da luz natural, para resolver essa questão, são adotadas soluções de projeto para que a luz tenha um alcance maior sem perder sua intensidade. Entre essas soluções é comum encontrar, claraboias, prateleiras e painéis refletores.







Como vimos, a luz natural possui grande importância em nossas vidas, porém ela deve ser usada de modo adequado. Grande intensidade de iluminação pode causar ofuscamentos e reflexos que incomodam o usuário. Para evitar isso, é possível utilizar vidros difusos que controlam a intensidade da luz e brises, esses, responsáveis por controlar a entrada de ventilação e luz nos ambientes, como exemplo.


Autoras: Izabelle Leal e Yasmin Daltoé

51 visualizações
bottom of page