top of page
Buscar
  • Foto do escritoriDealize Júnior

Revestimentos para banheiro: qual escolher?

Hoje, a grande variedade de materiais para revestimento, no mercado, possibilita diversas alternativas para acabamentos em todos os cômodos. Porém, tantas opções podem acabar criando dúvidas e a escolha final não ser a mais adequada para sua funcionalidade. Nesse post, mostraremos as possibilidades mais usadas, suas vantagens e desvantagens, para o revestimento em banheiros - um ambiente onde a escolha errada pode gerar inúmeros problemas.


Ladrilho Hidráulico: O ladrilho hidráulico é um revestimento extremamente versátil que voltou com tudo para decorar diversos ambiente. Trazido nos anos 20 para o Brasil, fez muito sucesso com suas cores, criando uma atmosfera vibrante e alegre. Hoje, sua decoração passa um ar retrô e ao mesmo tempo moderno, revestindo paredes e pisos de banheiros. O mesmo desenho, dependendo da posição que for instalado produz efeitos geométricos diferentes. Além da sua versatilidade, é um material bastante resistente e o uso de impermeabilizantes e cera líquida garantem a longevidade e brilho das cores. Porém, o custo da peça e instalação são mais elevados, pois precisam de cuidados especializados.



Cimento queimado: O cimento queimado deixou de ser apenas um material de construção e, hoje, é muito usado como acabamento final em paredes, dando um ar industrial e moderno para muitos banheiros. Liso ou áspero, matizado ou brilhoso, o revestimento é versátil, apresenta alta resistência a umidade, possui espessura mínima e pode ser combinado com pastilhas e azulejos. Vem sendo uma opção elegante para reduzir custos de projeto, pela sua fácil instalação e manutenção. Existem, também, porcelanatos que imitam o cimento queimado.






Pastilhas: As pastilhas são peças pequenas e delicadas que tiram a monotonia de qualquer cômodo, trazendo cor e movimento. Elas são feitas, principalmente, de vidro, porcelana e cerâmica, podendo ser encontradas em metal e inox. Além do clássico formato quadrado, as pastilhas podem ser encontradas com formatos retangulares. Para banheiros pequenos, a recomendação é o uso de cores claras e neutras, utilizando a cor em algum detalhe, como uma faixa de pastilhas no box ou em uma parede. Apesar de serem ótimos isolantes térmicos, não perderem o brilho e serem resistentes à umidade, seu custo é bem elevado e a instalação deve ser feita com muito cuidado para não deixar desnivelamentos. Também um material de alta resistência e fácil manutenção, podendo durar até 30 anos, porém o mal assentamento pode causar rachaduras e cortar.



Revestimentos cerâmicos:

Os revestimentos cerâmicos são muito populares no mercado, pois além do baixo custo, apresentam uma grande variação de cores, texturas e formatos. Eles apresentam uma boa resistência, e são de fácil manutenção. Infelizmente, são um pouco escorregadios, não sendo recomendado a sua instalação em ambientes que serão molhados, como no piso dentro do box.







Porcelanato: Outra opção para revestimento para o banheiro, são os porcelanatos, que apresentam maior resistência, quando comparado às cerâmicas, e também, absorvem menos água, o que diminui as chances de infiltrações. Apresentam uma enorme gama de texturas e acabamentos, e são menos escorregadios que as cerâmicas, mas o ideal é o uso de porcelanatos com acabamento rústico no box, pois esse possui propriedades antiderrapantes.



Mármore e Granito: Essas opções são muito mais nobres, e apresentam o custo mais alto do mercado. Podem ser usados em bancadas, pisos ou paredes, e trazem sofisticação e luxo ao ambiente. Por se tratar de uma pedra natural, é necessário um processo de impermeabilização, pois ela pode se deteriorar muito facilmente, e requer uma mão de obra extremamente qualificada para a sua instalação.



Papel de parede:

Os papeis de paredes não podiam ser utilizados em banheiros, pois se deterioram muito facilmente. Hoje, já existem os papeis de parede vinílicos, que são laváveis e impermeáveis, portanto são indicados para usar em áreas molhadas. Podem também ser instalados dentro do box, apesar de ter a sua durabilidade comprometida. A sua aplicação é rápida e fácil, e pode ser facilmente substituído.




Autoras: Giovana Uliana e Lavínia Grohs

11 visualizações
bottom of page