A composição volumétrica e linear de um teto, bem como a iluminação, interfere na percepção do espaço. Desse modo, é essencial que o projeto de forro seja pensado junto ao projeto luminotécnico, logo no início da concepção arquitetônica, assim facilitando a execução e garantindo a eficiência da construção, a economia e o uso de produtos de qualidade.
Uma boa alternativa para a obtenção de bons resultados nos projetos de interiores das edificações é o uso do gesso em forros e sancas, visto que esse material não só permite uma grande diversidade de formas e tipos de iluminação, mas também garante que os fios e ligações elétricas não permaneçam visíveis. Esses detalhes podem estar presentes em todos os ambientes, como sala de estar, jantar, cozinha e dormitório, sendo elaborados conforme o layout do ambiente para destacar determinados elementos ou delimitar espaços e objetos.
TIPOS DE SANCA
A sanca é uma moldura de gesso instalada no encontro entre as paredes e o teto e pode ser de três tipos:
1. Sanca Aberta: a abertura da moldura é localizada no centro do ambiente e, no vão, é possível embutir as lâmpadas, de maneira que a luz se reflete no teto e proporciona uma iluminação indireta e dispersa.
2. Sanca Fechada: é totalmente fechada em gesso, não existindo qualquer tipo de abertura. Assim, ao embutir spots de luz (luzes pequenas), é garantida a iluminação direta.
3. Sanca Invertida: possui o meio fechado e as extremidades entre a sanca e a parede abertas. A iluminação embutida reflete a luz nas paredes e no teto.
INSTALAÇÃO
Para que a instalação desses detalhes em gesso, bem como das lâmpadas, seja possível, é necessário que o pé direito do ambiente perca, no mínimo 12 centímetros. Além disso, as sancas de gesso são, geralmente, vendidas em tamanho padrão, sendo preciso modelá-las para serem instaladas por tirante metálico fixado na laje.
PRÓS E CONTRAS
· O gesso auxilia na redução do ruído e permite uma temperatura agradável ao ambiente;
· Pode-se resolver problemas facilmente, sem precisar fazer grandes reformas;
· Deve-se evitar o uso de gesso em locais úmidos, pois esse material absorve umidade;
· É necessário um material de qualidade obtido em uma empresa de confiança, para evitar rachaduras;
· O acesso às sancas para limpeza é difícil.
Referências: ideiasDecor; Natalia Ingraci Arquiteta
Comments