top of page
Buscar
  • Foto do escritorNelson Rover

Layout do Espaço

Além de ser utilizado em outros ramos gráficos, dentro do ambiente da arquitetura a palavra ‘layout’, atribuída ao termo de origem inglesa, refere-se à distribuição e posicionamento dos objetos e elementos que o espaço pré-existente determina.


Com o projeto de layout, é possível definir as áreas de circulação buscando reduzir ao máximo o deslocamento do indivíduo e, proporcionando harmonização entre os ambientes de acordo com a disposição dos móveis que o cliente queira colocar ou já tenha e não deseja se desfazer, tornando-o muitas vezes em um projeto econômico. Além disso, a reorganização do espaço é sinônimo de mais conforto e praticidade no dia a dia, visto que os fluxos e necessidades são prioridades para esta modalidade.


Em projetos que o objetivo é definir a edificação em si, como em plantas baixas, o layout fica em segundo plano, e é utilizado para dimensionamento dos espaços de modo que acomodem determinado uso, mas em um projeto de interiores, o layout é o foco principal, uma vez que ele define tudo o que será realizado, sendo então o motivador do projeto.


O layout também está presente em outras composições, tal como na comunicação visual em uma apresentação de um projeto. Esta apresentação tende a definir uma série de predefinições desde regras de uso comum, como a margem e selo de pranchas a regras específicas na representação de projetos. A questão visual em uma boa diagramação de uma prancha é de extrema importância, uma vez que se refere à comunicação do trabalho e ao entendimento que o cliente terá do mesmo.


Referência: Blog Mariana Projetista

90 visualizações
bottom of page