top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaria Jaqueline Viola

Manutenção de fachadas de edifícios litorâneos


Os principais problemas que surgem numa edificação são: fissuras no revestimento externo, corrosão da armadura do concreto (pilares, lajes e vigas), infiltração de água de chuva para o interior do prédio, desenvolvimento de fungo e mofo – que escurecem e degradam a fachada. Com os edifícios localizados no Litoral não é diferente. Esses são ainda mais suscetíveis à deterioração por causa, principalmente, da maresia.


A manutenção é de extrema importância para minimizar os problemas decorrentes dos danos nas edificações, o que reduz a necessidade de reforma.

Portanto é importante a contratação de um profissional – engenheiro ou arquiteto – que poderá fazer uma avaliação detalhada sobre todas as necessidades de reformas e a melhor maneira para execução do trabalho. Com esse trabalho do profissional é possível diminuir custos a longo prazo.


Depois de fazer o projeto/orçamento é hora de buscar as empresas capacitadas para a execução.


Se levarmos em conta a salinidade e a umidade dos prédios na região litorânea, em qualquer época do ano é necessário ter cuidados com obras ou reformas. O verão é ideal para restauração de fachadas, repinturas, terraços e telhados, pois é um período de maior insolação e chuva não prolongada. O inverno é mais apropriado para obras internas ao abrigo da intempérie, como restauração de pisos e paredes internas, impermeabilização de cisternas e reservatórios. Na primavera e no outono podem ser realizados serviços de manutenção do sistema de para-raios, sinalização noturna, limpeza de calhas e caixas de gordura e passagem.


Normas técnicas devem ser observadas

O síndico precisa estar atento às regras técnicas determinadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ao fazer uma obra no condomínio. e revestimentos)

Principalmente a norma técnica NBR 5674/99 - Manutenção de edificações.


Dicas

  • Lavação de fachada a cada três anos e repintura a cada cinco anos.

  • Limpeza de calhas a cada seis meses para evitar que materiais indesejados interfiram na vazão de água para a saída pluvial.

  • Limpeza interna da caixa d’água e cisternas.

  • A cada cinco anos fazer avaliação de percussiva nos revestimentos cerâmicos.

  • O ideal é que se façam projetos e orçamentos antes de contratação da empresa que executará o serviço, como por exemplo contratar uma empresa de arquitetura/engenharia de confiança.

  • Fazer a lavação de fachada no terceiro ano depois de construído o edifício evita fungos e bactérias.

35 visualizações
bottom of page